Aumento do lixo doméstico durante a pandemia

  • Inicio
  • |
  • Aumento do lixo doméstico durante a pandemia

Aumento do lixo doméstico durante a pandemia

Postado em: 16 de agosto de 2022

Desdobramentos e impactos na infestação de pragas


Por Lucy Figueiredo (revista vetores e pragas)

Lixo e pandemia

Se nós pensarmos na quantidade de resíduos domésticos produzida pela população no âmbito residencial, possivelmente, teremos um susto. Sabe-se que, em média, cada pessoa produz 1kg de lixo por dia. Esse número ficou ainda maior durante a pandemia do novo corona vírus, segundo a Associação de Limpeza Pública e de Resíduos Especiais.

Causas

Com o isolamento social, a vida doméstica passou a ser a forma quase que única de convivência familiar e, com isto, o desejo de exacerbação por melhores momentos de lazer em casa. Consequência: aumento considerável do lixo orgânico residencial. Consequência da consequência: aumento da possibilidade de infestação por pragas sinantrópicas.

Desdobramentos e impactos

Pragas urbanas são animais sinantrópicos. Isto quer dizer que pragas urbanas vivem às expensas do que o homem lhes oferece, como abrigo, alimento, água e acesso. Isto é o que chamamos de 4 A’s, ou seja, as premissas que facilitam a atração e consequente infestação por pragas.
As principais pragas associadas ao lixo orgânico residencial são:

Moscas – com 3 espécies principais
Baratas – com 3 espécies principais
Formigas – com 2 espécies principais
Roedores – com 3 espécies principais

Vale lembrar que todas são associadas a microrganismos patogênicos, podendo ser transmissoras de doenças. São problemas de saúde pública, estão relacionados à contaminação ambiental e alimentar. Necessita controle, pois infestam hospitais, indústrias de alimentos, restaurantes e todo tipo de ambiente.

Moscas

Moscas são insetos voadores, com ampla dispersão auxiliada pelo vôo. Têm órgãos olfativos bem desenvolvidos e percebem a longa distância odores como o de putrefação do lixo orgânico ou de peixes e crustáceos manipulados em cozinhas. No caso do lixo doméstico, se for devidamente mantido com tampa e descartado a tempo certo, não chega a ser um problema para atração de moscas. Em época de pandemia, apesar do aumento do lixo doméstico, estes cuidados evitaram uma exacerbação na infestação por moscas, embora possa ter ocorrido pontualmente.

As principais espécies sinantrópicas são a mosca doméstica (Musca domestica), prevalente; a mosca varejeira ou da carne (Sarcophaga sp), maior que a doméstica; a mosca verde metálica (Chrysomyia sp), comum em feiras e peixarias mal cuidadas.

Formigas

Associadas a qualquer resto alimentar como um simples farelo ou a uma quantidade maior de alimento, aparecem sorrateiramente.  A pandemia, certamente, aumentou sua ocorrência nas residências, embora sua recorrência já venha sendo registrada com frequência. As principais espécies são as chamadas de doceiras, como a formiga fantasma (Tapinoma sp) e a formiga louca (Paratrechina sp).

Roedores

Ratos e camundongos causam muito medo.  O lixo orgânico é muito grave quando associamos à infestação por estas pragas. Neste grupo temos a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de forro (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus). A ratazana e o rato de forro ou de telhado podem invadir residências, migrando de áreas externas. Camundongo é essencialmente doméstico. A invasão a domicílios foi perceptível em momentos de pandemia.

Baratas

Ah… as baratas… tão próximas do homem. E consideradas animais repulsivos. Elas são sobreviventes a catástrofes e presentes em todo tipo de ambiente. Utilizam a estrutura arquitetônica de forma “inteligente” e proliferam de forma acelerada, inicialmente, imperceptível (porque se escondem).

As principais espécies são a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a barata de cozinha (Blattella germânica). Uma terceira espécie tem surgido com alguma frequência, a barata xadrez (Suppella sp).

O isolamento social mudou a dinâmica da população e as baratas foram as pragas que mais se valeram destas premissas. Crianças em casa, farelos de alimentos, refeições mais frequentes e as baratas mostrando a sua versatilidade comportamental e aproveitando-se de tudo isto.

Como combater o problema

Foi muito acertado reconhecer o serviço de controle de pragas como atividade essencial, regulamentada pela Anvisa, tendo como finalidade garantir a segurança e qualidade dos ambientes, tanto nos processos industriais, empresariais, residenciais e outros. De frente, tivemos a FEPRAG atuante quanto a esta reivindicação, com o reconhecimento do Ministério da Saúde e da Presidência da República. Ao lado disto, a atividade de Sanitização ganhou espaço como fundamental no processo de saúde do ambiente.

O Gerenciamento Ambiental de Pragas vem ganhando força e sendo melhor entendido, como uma união de forças, onde o consumidor tem seu papel bem definido na melhoria do ambiente, implementando medidas preventivas e curativas, junto ao prestador de serviço atuando com o controle químico racional e sustentável.

https://revistavetoresepragas.com.br/edicao-60/aumento-do-lixo-domestico-durante-a-pandemia/

Compartilhe

Comentários

Faça seu orçamento ou entre em contato

Fazemos a dedetização de diversas pragas em geral para você. Diga-nos o seu problema e contrate a melhor empresa de combate a bragas urbanas de Itaperuna e região.



403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
OUÇA O NOSSO JINGLE
Jesus Ama Você