Formigas: fontes de contaminação de ambiente

  • Inicio
  • |
  • Formigas: fontes de contaminação de ambiente

Formigas: fontes de contaminação de ambiente

Postado em: 16 de agosto de 2022


por Dra. Mariah Valente Baggio-Deibler

Formigas são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, com ciclo de desenvolvimento completo e a presença de mais de 12.000 espécies descritas. Ecologicamente, elas desempenham importantes funções como a cliclagem de nutrientes, a movimentação e a aeração do solo, a decomposição da matéria orgânica e a dispersão de sementes. Há casos de relação de mutualismo (Fig.1), em que oferecem proteção à cochonilhas e pulgões em troca do melado ou honeydew produzido por estes insetos sugadores de plantas. Além disso, a espécie Solenopsis invicta pode ser um inimigo natural de carrapatos e da fase terrestre da mosca-dos-chifres em locais infestados.

Formiga protegendo pulgões / (Fonte: https://elements.envato.com/insect-ant-PQFFNFW)

Apesar dos benefícios proporcionados, do ponto de vista antropogênico, as formigas urbanas podem ser um incômodo, causar ferimentos e até mesmo reações alérgicas através de suas ferroadas. Elas podem ser vetores mecânicos de diversos patógenos, e podem ocorrer em interior de plantas de alimentos, restaurantes, entidades de pesquisa, zoológicos, museus, residências, etc..
De acordo com a RDC n° 216 da ANVISA, contaminantes são “substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, que sejam considerados nocivos à saúde humana ou que comprometam a sua integridade.” Então, além da contaminação física (Fig. 2) e riscos à saúde de pessoas, as formigas também podem comprometer a integridade e superfícies de preparo de alimentos via contaminação biológica.

No Brasil, aproximadamente 10 gêneros são considerados pragas urbanas, sendo as espécies Tapinoma melanocephalum, Monomonium pharaonis, Monomoriumfloricola e o gênero Pheidole spp., os mais comuns em áreas interiores.

Formigas sobre alimento.

Nem todas as espécies de formigas estão vinculadas à propagação de patógenos, por isso, durante uma inspeção é imprescindível a correta identificação da praga para a sua inclusão no plano de manejo integrado de pragas.
Numa pesquisa, foi constatado que 72% dos consumidores entrevistados associam formigas como um problema sanitário, mas 62% deles não as consideram uma ameaça à saúde pública. Desta maneira, há a necessidade de reforço da educação do público sobre a transmissão de patógenos por formigas. Conforme mencionado previamente, e comprovado em diversos estudos, as formigas, além de serem um incômodo, também são fontes de contaminação biológica em ambientes urbanos.

https://revistavetoresepragas.com.br/edicao-60/francisco-adolfo-de-varnhagen-pai-da-historia-do-brasil-6/

Compartilhe

Comentários

Faça seu orçamento ou entre em contato

Fazemos a dedetização de diversas pragas em geral para você. Diga-nos o seu problema e contrate a melhor empresa de combate a bragas urbanas de Itaperuna e região.



403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
OUÇA O NOSSO JINGLE
Jesus Ama Você